Plano de Recuperação e Resiliência
Plano de Recuperação e Resiliência | Apoio à Descarbonização da Indústria – Modalidade B
Designação do Projeto: MOLEANOS VIDRAÇO: Descarbonização, Transição Climática e Transformação Digital aplicada à indústria extrativa
Objetivo Principal: Redução anual de emissões GEE de 43,5%, contribuindo para a meta nacional de redução de emissões em 30%.
Entidade Beneficiária: MOLEANOS VIDRAÇO – EXTRAÇÃO DE ROCHAS SA.
Data de Aprovação: 04-01-2024
Data de Início: 01-04-2023
Data de Conclusão: 31-09-2024
Custo Total Elegível: 469.770,00 Euros
Apoio Financeiro da União Europeia: 312.373,50 Euros
Resumo do Projeto:
A MOLEANOS VIDRAÇO dedica-se à extração de rochas ornamentais e de outras pedras para construção, de calcário, de gesso, de cré e de ardósia, sendo parte integrante do Grupo FILINVESTIMENTOS player de relevo do Cluster da Pedra Natural. Através do projeto pretende apostar na diminuição das emissões de GEE da sua unidade produtiva de Aljubarrota contribuindo para um menor impacto ambiental da sua atividade.
Inserido na Modalidade B da Descarbonização da Indústria, o projeto enquadra as três tipologias previstas em Aviso de Concurso – processos e tecnologias de baixo carbono, medidas de eficiência energética e incorporação de energia de fonte renovável – envolvendo investimentos que promovem uma mudança de paradigma na utilização dos recursos, concretizando as medidas do PNEC 2030 e contribuindo para acelerar a transição para a neutralidade carbónica.
A MOLEANOS pretende obter uma redução anual de emissões GEE de 43,5%, contribuindo para a meta nacional de redução de emissões em 30%.